Bonga

 

Bonga é um ícone vivo da cultura Angolana. Uma referência incontornável do semba, música de onde partiu como compositor e vocalista para com um carisma e uma abertura de espírito herdeira do passado da rebita, da vibrância dos antigos Carnavais e da efervescência artística dos musseques de Luanda dos anos 50, edificar um património cultural e político fundamental na história dos últimos 40 anos de Angola e da diáspora africana lusófona.

Nascido em 1943 em Porto de Kipiri, aos 23 tornou-se uma sensação do atletismo em Portugal ao serviço do Benfica. A partir de 1972 concentra-se unicamente na música, quando é descoberto o papel activo que desempenhava no trânsito de comunicações da resistência anti-fascista angolana e portuguesa.

Ao longo do resto da década grava novos discos com novos colaboradores, muda-se para Paris e dá os primeiros passos em concertos nos Estados Unidos e Europa. Nos anos 80 decide reinventar-se, com a formação da banda Semba Masters, reunindo instrumentistas escolhidos a dedo para resistir contra a então tendência progressiva de desaparecimento da matriz tradicional do semba, tendo viajado e pisado palcos icónicos pelo mundo fora, do Apollo Theater no Harlem ao Olympia de Paris.

Em Portugal, onde escolhe também passar a residir por alturas do LP “Reflexão”, é o primeiro artista africano a actuar a solo dois dias consecutivos no Coliseu dos Recreios, e o primeiro a arrecadar Discos de Ouro e de Platina pelo sucesso de vendas alcançado.

Celebrados os seus 70 anos de vida em 2012, ano em que lançou o 30º álbum “Hora Kota”, coberto de afecto pelo manto do público inter-geracional que o segue ouvindo ou descobrindo, e coleccionando distinções institucionais e diplomáticas internacionais, é um privilégio poder ver e ouvir e dançar a uma actuação do Mestre, acompanhado por uma banda com guitarrista, baixista, acordeonista e baterista, em que Bonga pontifica em voz e dikanza.


05 Julho, sexta-feira

22h15 - EVA Senses Hotel & Rooftop EVA

 
Anterior
Anterior

Luís Trigacheiro

Próximo
Próximo

JP Simões