Tainá convida IRMA

 Tainá aterrou em Portugal vinda do seu Brasil natal, onde estudou música à revelia da família, trabalhando na escola para pagar o seu curso. Com 21 anos gravou um disco de estreia em Lisboa, quando se propunha gravar apenas uma maquete. O talento transbordante não cabia numa demo, nem sequer num EP, pelo que urgia registar toda aquela música cheia e prístina, até à última nota, à derradeira palavra, ao silêncio final…

Passeava Tainá pelas ruas de Lisboa, quando se juntou espontaneamente a uma jam de um grupo de músicos e foi desafiada a cantar “Corcovado”, de Tom Jobim. No final soube que se tratava da banda de Erlend Øye, dos Kings of Convenience, que no dia seguinte actuava a solo no Capitólio, em Lisboa. Convidada a assistir ao concerto, Tainá cantava à porta do Capitólio quando Erlend Øye a ouviu e se lhe juntou e, impressionado, propôs-lhe actuar na primeira parte dos seus dois concertos seguintes em Portugal. Mas estes e outros factos transformam-se em histórias fascinantes quando relatados por Tainá, exímia contadora, cantora e compositora, que em “Sonhos” revela apenas o primeiro capítulo de uma estreia notável.

IRMA nasceu em Lisboa mas a sua identidade reflecte forte influência da cultura angolana, ou não fosse Angola o país de origem dos avós com quem cresceu. Aos 12 anos herdou uma guitarra da mãe, que não mais parou de explorar, ao mesmo tempo que se aventurava na escrita de canções, primeiro dentro do seu quarto e a pouco e pouco com a porta aberta para o mundo. 

Depois do álbum de estreia, PRIMAVERA, IRMA editou o EP Filha da Tuga. A artista conta a sua história e utiliza o seu percurso para expressar o imenso privilégio da sua portugalidade ser resultado do cruzamento de culturas e experiências. Ser português é a síntese dos contributos das várias culturas que se enraizaram num país com um passado nos quatro cantos do planeta e um presente cada vez mais cosmopolita.

08 Julho, sábado
Tilia Hostel, 21:00
Happening Gueshouse, 23:00

Anterior
Anterior

Viviane & Tó Viegas

Próximo
Próximo

“Catálogo Açoteia”