CineConcerto:
Ao piano por Catherine Moriseau acompanha filme Go West! (1925) de Buster Keaton
Na Fábrica da Cerveja vai ser possível ver cinema como raramente se consegue. A experiência de ver um filme acompanhado com música ao vivo é daquelas que nunca mais se vai conseguir esquecer, ficando-se com o desejo que aconteça mais vezes e com a sensação que o cinema, tal como a vida, devia ser sempre assim.
Catherine Morisseau é pianista e compositora parisiense residente em Lisboa há cerca de duas décadas. Além de intérprete, e depois de ter ganho uma experiência transversal a vários estilos musicais é a composição que privilegia enquanto pianista. Editou um disco em nome próprio, “Myriades”, lançado em 2018 e agora esgotado, mas disponível nas plataformas digitais, que consta com a participação de várias personalidades do panorama musical português (Carlos Barretto, membros do Coro Gulbenkian).
Melancólica, neoclássica, indie, minimalista, poética, intimista e cinematográfica são algumas das palavras que melhor podem definir o corpo de obra das suas composições.
Pianista residente da Cinemateca Portuguesa, há mais de uma década que compõe também o acompanhamento ao piano de filmes mudos numa outra vertente do seu trabalho. Durante os últimos anos, acompanhou ao piano filmes, não só na Cinemateca, mas um bocado por todo o Portugal e França, filmes de ícones do cinema mudo tais como Charlie Chaplin e Buster Keaton, bem como dos Irmãos Lumière, Georges Méliès, Ozu, entre outros.
07 Julho, sexta-feira
Fábrica da Cerveja, 22:00 h