European Creative Rooftop Network

A European Cooperation Project

Open call para selecionar um representante de Faro

 

Candidaturas abertas até ao dia
06 de junho de 2021

Sessão de esclarecimento dia 27 de maio pelas 17h00 via Zoom, necessário inscrição 
AQUI

Academia Nómada de Rooftoppers*

​*um rooftopper é um entusiasta do uso das açoteias / rooftops

A Câmara Municipal de Faro é um dos membro da European Creative Rooftop Network (ECRN), um projecto co-financiado pelo programa Europa Criativa  (https://www.europacriativa.eu/) da Comissão Europeia, e tem o prazer de anunciar a convocatória de uma open call para um projeto inovador de aprendizagem e networking, projetado para explorar e desenvolver formas de uso sustentável das açoteias / rooftops europeus.

Com início em 2021, a Academia Nómada do European Creative Rooftop Network fornece a base de conhecimento e promove o intercâmbio, permitindo o acompanhamento deste projeto que interliga 9 parceiros de vários pontos da Europa num esforço comum para mapear o diversificado património europeu de açoteias/rooftops e desenvolver um roteiro que incentive o seu uso sustentável no futuro.

Convidamos estudantes ou jovens profissionais de arquitetura, planeamento urbano, património, artes, design, sociologia, ciências sociais e humanas, gestão cultural, engenharia civil ou ambiental (ou áreas conexas) a se candidatarem a membros de uma Academia Nómada, interligando os vários parceiros do projeto espalhados por toda a Europa e desenvolvendo um conjunto partilhado de conhecimentos e visões para usos de açoteias / rooftops em paisagens urbanas europeias.

Os candidatos são convidados a imaginar, criar e partilhar novos usos para as açoteias / rooftops da Europa. Durante o período do projeto ECRN, os membros da Academia Nómada devem desenvolver um estudo académico ou um projeto relacionado ao tema do uso de açoteias / rooftops, os quais deverão estar ligados à cidade parceira que os nomeou, neste caso a Faro, com início em maio de 2021 e conclusão em 2024. 

Os membros selecionados – 9 no total, um por cada uma das cidades da Europa participantes -  estarão em contacto de forma a aprofundarem a sua experiência e reunir-se-ão presencialmente por meio de visitas de estudo às cidades parceiras. A experiência adquirida e o trabalho realizado será difundido em vários meios de comunicação e apresentado no Congresso ECRN a realizar em 2024.

Sobre o projeto ECR

O projeto ECRN, financiado pelo Programa Europa Criativa da Comissão Europeia, foi desenvolvido por uma rede pan-europeia de atores públicos, privados e ONG´s de 9 cidades da Europa - festivais em rooftops, municípios e produtores culturais - que estão a investigar como 15 a 35% da paisagem urbana da Europa é subutilizada e negligenciada: a paisagem urbana das açoteias / rooftops. Por açoteias / rooftops, entende-se tanto a paisagem tangível formada pelas coberturas dos edifícios quanto os espaços que ela oferece, bem como os seus significados culturais intangíveis.

Esta rede coopera na promoção e contribuição para o uso inovador das açoteias / rooftops da Europa como elementos do património cultural, no sentido de transformá-los em espaços comunitários acessíveis e em laboratórios criativos para projetos de eficiência energética, adaptação ao clima e economia circular.

A European Creative Rooftop Network contempla o potencial das açoteias / rooftops europeus para incubar soluções criativas para os desafios sociais, económicos e ambientais enfrentados pela Europa no futuro próximo. Pretende ainda abrir novas açoteias para fins criativos que tenham impactos positivos na resiliência ambiental, integração social e sustentabilidade económica das nossas cidades.

Parceiros envolvidos

9 Parceiros (3 municípios, 6 NGO, associações e entidades privadas) de 8 países diferentes:​

Sobre a Academia Nómada ECRN

A Academia Nómada ECRN oferece aos seus membros a oportunidade de trabalhar num projeto de vanguarda que promove a cooperação internacional e o intercâmbio de jovens estudantes e jovens profissionais de diferentes nacionalidades e disciplinas – a trabalhar na ideia de desenvolver conhecimento académico e projetos em açoteias / rooftops para benefício das comunidades urbanas.

Queremos envolver um grupo de 9 jovens, um de cada cidade parceira, para formar a Academia Nómada ECRN. Oferecemos o acesso a 8 visitas de estudo internacionais, promovendo a pesquisa e discussão entre os membros da academia e os mentores da rede ECRN. Esta experiência de aprendizagem culminará com uma apresentação formal na reunião final do Congresso ECRN e com a publicação dos trabalhos e/ou projetos desenvolvidos.

Os membros da academia ganharão competências sobre a forma como as açoteias / rooftops podem ser desenvolvidas enquanto locais culturais de base comunitária e irão adquirir conhecimentos sobre modelos de governança participativa. Irão também desenvolver uma visão sobre as intervenções em açoteias/rooftops na ótica da sustentabilidade, desenvolvendo uma perspetiva global sobre as práticas de design urbano. De forma geral, as suas propostas destinam-se a contribuir para a adoção de uma visão comum sobre a utilização criativa das açoteias/rooftops europeus ao serviço do desenvolvimento cultural, da coesão social e da sustentabilidade ambiental.

Os promotores do projeto assumem os custos com as viagens e acomodação durante as reuniões da academia. Os parceiros dão orientação ao elemento selecionado na concretização do seu trabalho ou projeto.

Pretendemos formar um grupo de embaixadores da próxima geração das açoteias/rooftops europeus, os quais irão integrar as suas aprendizagens num trabalho cultural que poderá permanecer após o término do projeto. Esperamos que a aprendizagem com esta experiência promova a empregabilidade dos membros da nossa academia e/ou lhes dê vantagem no mercado de trabalho a nível europeu e global.

Esta open call é para ti se:

  • És um estudante ou um jovem profissional, entre os 18 e os 30 anos, és curioso para explorar e ser pioneiro em novos projetos numa escala europeia; 

  • És ou estás a estudar para te tornares arquiteto, designer, engenheiro civil, engenheiro ambiental, especialista em património, sociólogo, designer, gestor cultural ou artista ou outra área que no teu entender se enquadra neste projeto;

  • Gostas de aproveitar oportunidades de combinar reflexão teórica, experiência prática, intercâmbio entre pares e com operadores culturais de toda a Europa num formato internacional e intercultural;

  • Estás disponível para estudar e pesquisar, trabalhar em equipa; 

  • Comunicas fluentemente em inglês;

  • Estás disponível para viajar pela Europa para visitas de estudo e participar em reuniões da Academia Nómada, duas vezes por ano até 2024:

    • ​Roterdão – Junho de 2021

    • Antuérpia – Novembro de 2021

    • Gotemburgo – Maio de 2022

    • Nicósia - Novembro de 2022

    • Chemnitz – Maio de 2023

    • Barcelona – Novembro de 2023

    • Belfast – Maio de 2024

    • Faro – Setembro de 2024  

  • Podes integrar o trabalho desenvolvido no âmbito da ECRN no teu curso académico ou nas qualificações profissionais; 

  • Desejas definir e criar:

    • Um trabalho académico de âmbito curricular (licenciatura, mestrado ou doutoramento) que atenda aos objetivos gerais do projeto e aos objetivos definidos pelo Município de Faro.
      ou​

    • Um projeto sobre o tema das açoteias / rooftops, projetado para Faro e vinculado aos principais objetivos do projeto e às metas da cidade. 

  • Estás confortável em comunicar publicamente e apresentar a tua experiência em ações públicas;

  • Estás disponível para promover regularmente nas tuas redes sociais o ECRN, a Academia Nómada, as atividades das açoteias / rooftops de Faro e o decurso do trabalho académico ou projeto em que estás a trabalhar; 

  • Gostas de pensar fora da caixa e expandir os limites da imaginação; 

  • Queres pertencer a um movimento de açoteias/rooftops, assumindo o papel de embaixador das ideias da ECRN, promovendo regularmente não só a rede como o teu projeto. 


Esta open call está aberta a qualquer residente nacional ou estrangeiro a estudar/trabalhar em qualquer parte do território nacional.

​O que acontece caso tenhas de abandonar o programa antes do final?
O teu compromisso em ficar na Academia Nómada será de 4 anos, mas percebemos que pode ser muito tempo para te comprometeres. Neste sentido, caso tenhas que sair, o trabalho desenvolvido até então (ideia, documentação de apoio, pesquisa, contactos, etc.) deve ser disponibilizado à Câmara Municipal de Faro, parceiro que te escolheu neste projeto, para que o trabalho possa ser continuado por um novo membro que será recrutado para a academia. 


As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios

  • Relevância do trabalho académico ou proposta de projeto para Faro

  • Viabilidade do trabalho académico ou proposta de projeto

  • Disponibilidade do candidato para viagens e para promoção da rede 


O membro da Academia Nómada será selecionado pela Câmara Municipal de Faro de acordo com os critérios acima mencionados.

Vamos realizar uma sessão de esclarecimentos aberta ao público para que possamos apresentar o projeto e estaremos disponíveis para responder a dúvidas ou questões. A sessão vai ter lugar on-line, via Zoom, no dia 27 de maio de 2021 pelas 17h00. Quem tiver interesse em participar nesta sessão (de forma gratuita e sem qualquer compromisso) deverá preencher o formulário disponível AQUI.

Anterior
Anterior

ERCN 2022